sexta-feira, 15 de agosto de 2014

A  Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pode ser definida como uma língua natural usada pela maioria dos surdos do Brasil. É uma língua pronunciada pelo corpo e percebida pela visão.
A aprendizagem da LIBRAS requer atenção visual, discriminação visual, memória visual, expressão facial e corporal e agilidade manual. Amente humana possui a capacidade de aprender diferentes línguas, porém, sem audição, aprender um idioma passa a ser usualmente uma função dos olhos, não dos ouvidos.
Esse é um desafio vencido pelo desejo constante que o ser humano têm de se comunicar. Portanto, a Língua de Sinais tornou-se uma dádiva para a comunidade surda e, para os ouvintes, uma língua completamente nova que favorece a comunicação entre ouvintes e surdos.
A LIBRAS tem seu alfabeto próprio, o alfabeto datilológico, usando somente as mãos cada letra tem o sua configuração de mãos.
Assim como cada região tem sua maneira de falar, um sotaque, gírias na LIBRAS a mesma palavra pode ter uma configuração de mão diferente dependo da região no Brasil, do mesmo modo como a LIBRAS do Brasil não é igual a Língua de sinais dos outros países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário